Assine a nossa página
  • YouTube - Grey Circle
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

Professor do Ensino Fundamental e Médio

Mestre em Educação

Licenciatura Plena em Filosofia

Rede Particular de Ensino

Marcos Rogerio Soares

A Filosofia para o 6º ano

A filosofia tem uma longa história. Ela surgiu na Grécia há mais de 2.600 anos e desperta reflexão até os dias de hoje. Durante esse período, diversos filósofos contribuíram com ideias e pensamentos. Muitas dessas ideias não se perderam, pois foram registradas em livros e tornaram-se uma espécie de patrimônio de toda a humanidade. Durante os anos do ensino fundamental II, vamos seguir um pouco a trajetória das ideias filosóficas, desde a origem da filosofia até a atualidade. No 6º ano, vamos estudar a filosofia antiga e aprender algumas habilidades do pensar filosófico.

MITOLOGIA 1

MITOLOGIA 2

SOFISTAS

Os sofistas foram professores profissionais que saíram de diversas cidades gregas para ensinar em Atenas, no século V a.C., acompanhando o desenvolvimento econômico, político, militar e cultural dessa cidade. Eles eram pagos pelas famílias com mais posses para ensinar aos jovens os conhecimentos necessários para seguir a carreira pública ou para se especializar em algum ofício.

PRÉ- SOCRÁTICOS

No estudo da história da filosofia, os primeiros filósofos são chamados de pré-socráticos.

Aquilo que une os filósofos pré-socráticos é a preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a physis). Queriam entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas. 

PRÉ-SOCRÁTICOS

A Filosofia teve início no século VI a. C. com Tales de Mileto. Em sua gênese, a Filosofia é uma Cosmologia, investigando a ordem e o princípio do Mundo. Cada filósofo ou cada grupo de filósofos buscava o elemento primordial e fundador de todas as coisas (ARKÉ) na Natureza. A Filosofia da Physis não rompe bruscamente com o Mito grego, mas transforma os temas míticos em algo racional e sistemático.

Filosofia

A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. Os pensadores, inseridos num contexto histórico de sua época, buscaram diversos temas para reflexão.

Revisão Integrada

Informações importantes para a  Avaliação Integrada. Para obter informações basta clicar em material de apoio e gerenciar os slides propostos.

Enquete Juvenil

Enquete juvenil relacionada a questões da cultura popular brasileira: modalidades esportivas, folclores e gírias populares. O aluno deverá acessar o material de apoio e assinalar as questões referentes ao tema.

SOFISTAS

Os sofistas se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas (discursos, etc) para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação. O foco central de seus ensinamentos concentrava-se no logos ou discurso, com foco em estratégias de argumentação.

 
 

Game Interativo

Para realização dos jogos interativos os alunos devem utilizar o Tablet como ferramenta necessária para a efetivação da atividade. A metodologia consiste em perguntas e respostas sobre o tema abordado no conteúdo proposto.

Revisão 2ª Integrada

Informações importantes para a  Avaliação Integrada. Para obter informações basta clicar em material de apoio e gerenciar os slides propostos.

 

Revisão Avaliação Trimestral

Revisão para Avaliação Trimestral  

Capítulo 05: Sofistas + Programa Deixa eu falar: temática sobre drogas.

SÓCRATES

Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da GréciaAntiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental.

Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. 

PLATÃO

Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates. Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. 

 

SÓCRATES

Defensor do diálogo como método de educação, Sócrates considerava muito importante o contato direto com os interlocutores - o que é uma das possíveis razões para o fato de não ter deixado nenhum texto escrito. Suas idéias foram recolhidas principalmente por Platão, que as sistematizou, e por outros filósofos que conviveram com ele.


Aristóteles: um dos maiores filósofos de todos os tempos.

O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo.

ARISTÓTELES


Aristóteles: um dos maiores filósofos de todos os tempos. O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo.

ARISTÓTELES

 

Trecho do filme Alexandre que retrata o filósofo Aristóteles ensinando o futuro imperador Alexandre.

ORIENTAÇÕES PARA INTEGRADA

   Orientações para a Avaliação Integrada:

  1. Filósofos Platão

  2. Aristóteles

  3. Programa Deixa eu falar: Drogas

  4. Documentário: Blecaute

CENAS DO FILME: CROODS

Os Croods é uma animação que conta a história de uma família de homens da caverna durante um período muito importante do planeta Terra; a separação dos continentes, que para eles é "o fim do mundo" afinal, o lugar que eles conheciam estava sendo destruído. 

Esse filme pode ser relacionado com o mito da caverna de Platão que nos apresenta o seguinte questionamento: os nossos sentidos nos enganam ou produzem conhecimentos verdadeiros?

Para responder esse questionamento leia o capítulo 07 do nosso livro didático e faça a atividade proposta. 

Atividade Proposta:

Texto: Estamos na caverna de Platão

Autor: José Saramago

Atividade de revisão para  avaliação trimestral

Revisão de conteúdo

Para compreender melhor as ideias de Platão sobre o mundo visível e o mundo inteligível, clique no material ao lado para acessar o resumo sobre esse assunto. 

Revisão de conteúdo

Para compreender melhor as ideias de Aristóteles sobre o as formas de conhecimento humano e social.