Assine a nossa página
  • YouTube - Grey Circle
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

Professor do Ensino Fundamental e Médio

Mestre em Educação

Licenciatura Plena em Filosofia

Rede Particular de Ensino

Marcos Rogerio Soares

A Filosofia para o 7º ano

Agora que as turbinas do avião estão aquecidas e você recordou o pensamento de alguns filósofos, podemos decolar! Vamos ver o que disseram alguns dos principais pensadores do final da Antiguidade, da Idade Média e do início da Idade Moderna. Você vai perceber como muitas ideias e teorias desses pensadores ainda são importantes para nós e podem nos ajudar a pensar a realidade atual. Ótima viagem!

 

EPICURO

Nasceu na ilha de Samos, na Ásia Menor, em 341 a.C e morreu em 270 a.C. O filósofo viveu em várias cidades gregas até se estabelecer em Atenas. De acordo com o Epicuro a filosofia deveria ajudar a viver bem. Para termos uma vida realmente agradável e tranqüila seria necessário usar a razão.

EPICURO

Epicuro nasceu, de pais atenienses, na ilha de Samos, em 342 ou 341 a. C., e morreu em Atenas, em 271 ou 270 a. C. Epicuro não propõe uma cultura diferente, mas um novo modo de ver e estar no mundo e de viver a vida. 

ESTÓICOS E CÉTICOS

Os filósofos estóicos pensavam que a tranquilidade interior era importante durante todo o processo de vida e existência humana. O céticos entendiam que era necessária a investigação constante e a dúvida quanto a algum critério para se chegar a verdade. 

ESTÓICOS

O estoicismo tira seu nome do Pórtico (Stoa), local de Atenas em que se reuniam seus adeptos. Para o estoico, é preciso estar em consonância com a natureza para atingir a sabedoria. Assim, faz-se necessário entender que o único bem que existe é a retidão da vontade e o único mal, o vício. O que não é nem virtude nem vício é indiferente.

Revisão Integrada

Informações importantes para a  Avaliação Integrada. Basta clicar em material de apoio e gerenciar os slides propostos.

 
 

Enquete Juvenil

Enquete juvenil relacionada a questões da cultura popular brasileira: modalidades esportivas, folclores e gírias populares. O aluno deverá acessar o material de apoio e assinalar as questões referentes ao tema.

Game Interativo

Para realização dos jogos interativos os alunos devem utilizar o Tablet como ferramenta necessária para a efetivação da atividade. A metodologia consiste em perguntas e respostas sobre o tema abordado no conteúdo proposto.

SANTO AGOSTINHO

Agostinho de Hipona, conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental.

Revisão 2ª Integrada

Informações importantes para a  Avaliação Integrada. Basta clicar em material de apoio e gerenciar os slides propostos.

 

Revisão para Avaliação Trimestral 

Informações importantes para a 2ª Avaliação Trimestral. Basta clicar em material de apoio ter acesso ao material informativo.

PARÓDIA

Paródia referente ao filósofo São Tomás de Aquino. A filosofia da Escolástica não foi uma investigação racional completamente independente, pois estava subordinada à tradição religiosa. Essa tradição determinava o que deveria ou não ser investigado. Para o cristianismo, a verdade divina já havia sido revelada ao homem e estava escrita na Bíblia, 

SÃO TOMAS AQUINO

São Tomás de Aquino foi um importante teólogo, filósofo e padre dominicano do século XIII. Foi declarado santo pelo papa João XXII em 18 de julho de 1323. É considerado um dos principais representantes da escolástica (linha filosófica medieval de base cristã). Foi o fundador da escola tomista de filosofia e teologia.

RENASCIMENTO

O Renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa, às máscaras sociais desenvolvidas pela burguesia emergente.

RENASCIMENTO

O Renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa, às máscaras sociais desenvolvidas pela burguesia emergente.

MONTAIGNE

Humanista, Montaigne defende um certo número de teses sobre as quais sempre retoma em seus Ensaios. Tendo uma vida dividida entre uma carreira jurídica e administrativa (foi prefeito de Bordeaux, França), aproveitava-se dos retiros em seu castelo para se isolar e escrever. O tema: a sabedoria.

MAQUIAVEL

Nicolau Maquiavel, foi um filósofo que viveu e produziu entre os séculos XV e XVI, na região de Florença. Dedicou-se a explicação e compreensão do estado, politica e homens de estado como estes são na realidade, em oposição àqueles autores que formularam teorias acerca de como deveria ser o estado ou o governante ideal.

LEONARDO DA VINCI

Leonardo Da Vinci fez por merecer o título de mais versátil artista de que se tem notícia. Pintor, desenhista, escultor, arquiteto, astrônomo, além de engenheiro de guerra e engenheiro hidráulico entre outros ofícios, cuja mente será sempre objeto de admiração. Juntamente com Rafael e Michelangelo deram base ao Renascimento.

GALILEU GALILEI

Grande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.

Existente há décadas, esta área da ciência é grandemente impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados à IA.

ORIENTAÇÕES PARA INTEGRADA

Na história da ciência, chama-se Revolução Científica ao período que começou no século XVI e prolongou-se até o século XVIII. A partir desse período, a Ciência, que até então estava atrelada à Filosofia, separa-se desta e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prático.

Revisão de conteúdo

Material de revisão de estudos para Avaliação Trimestral

Renascimento

Revolução Científica