ARTE
do
pensar
A Filosofia para o 8º ano
Desta vez, vamos estudar a filosofia moderna. Você verá que Descartes, Leibniz, Locke, Hume e Kant, entre outros filósofos, têm muito a nos dizer, principalmente sobre a razão e o conhecimento humano. Nossa viagem continua, mas antes vamos rever algumas ideias estudadas nos anos anteriores. Depois de verificarmos com cuidado a nossa bagagem de conhecimento, poderemos viajar com maior tranquilidade.
DESCARTES
Descartes, por vezes chamado de o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna, é considerado um dos pensadores mais influentes da história humana.

Revisão Integrada
Informações importantes para a Avaliação Integrada. Basta clicar em material de apoio e gerenciar os slides propostos.
Material de apoio

DESCARTES
A importância da Filosofia de Descartes para a construção do conhecimento. Atenção ao material de apoio, com destaque para algumas informações pertinentes ao filósofo.
Orientações de estudos

ESPINOSA
Filósofo de origem judaica , nasceu em Amsterdã, na Holanda, em 1632, e morreu em 1677. Defendeu uma filosofia monista, afirmando que só existe uma substância: Deus ou natureza.

HOBBES
Thomas Hobbes foi um matemático, teórico político e filósofo inglês, autor de Leviatã e Do cidadão. Na obra Leviatã, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de um governo e de uma sociedade fortes.
LOCKE
John Locke foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social.
DESAFIO MUSICAL

Cada aluno deverá elaborar uma letra de música relacionado ao conteúdo dos filósofos : Descartes e Espinosa. A letra deverá ser registrada no caderno e posteriormente apresentada para sala.
Game Interativo

Para realização dos jogos interativos os alunos devem utilizar o Tablet como ferramenta necessária para a efetivação da atividade. A metodologia consiste em perguntas e respostas sobre o tema abordado no conteúdo proposto.
Revisão 2ª Integrada
Informações importantes para a Avaliação Integrada. Basta clicar em material de apoio e gerenciar os slides propostos.
Material de apoio

ILUMINISMO
Movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico, o que implica recusa a todas as formas de dogmatismo, especialmente o das doutrinas políticas e religiosas tradicionais; Filosofia das Luzes, Ilustração, Esclarecimento, Século das Luzes.
REVISÃO
Informações importantes para a 2ª Avaliação Trimestral. Basta clicar em material de apoio ter acesso ao material informativo.


8ºano A
8ºano C
8ºano B
8ºano D
Simulado - 2º Trimestre
Esta atividade vale 5,0 pontos. Para realizá-la clique no botão correspondente a sua turma e assinale a alternativa correta de cada questão. Para validar o seu simulado é OBRIGATÓRIO responder a última questão proposta que é dissertativa.
VOLTAIRE
Voltaire era o pseudônimo (apelido) de François-Marie Arouet. Foi um importante ensaísta, escritor e filósofo iluminista francês. Nasceu na cidade de Paris, em 21 de novembro de 1694 e morreu, na mesma cidade, em 30 de maio de 1778 (aos 83 anos). Durante sua vida escreveu diversos ensaios, romances, poemas e até peças de teatro.
MONTESQUIEU
Famoso por sua teoria da separação dos poderes, hoje adotada por quase todas as constituições do mundo, Charles-Louis de Secondat, mais conhecido por Montesquieu, devido ao seu título de nobreza, barão de La Brède e de Montesquieu, foi um filósofo politico francês de formação iluministae importante critico da monarquia absolutista, bem como do clero católico.
ROSSEAU
A filosofia de Jean-Jacques Rousseau tem como essência a crença de que o Homem é bom naturalmente, embora esteja sempre sob o jugo da vida em sociedade, a qual o predispõe à depravação. Para ele o homem e o cidadão são condições paradoxais na natureza humana, pois é o reflexo das incoerências que se instauram na relação do ser humano com o grupo social, que inevitavelmente o corrompe.
FILOSOFIA MODERNA
Conhecemos como Filosofia Moderna toda aquela que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII e XIX, tendo início no período do Renascimento, porém, por estar sendo tratada em um período tão longo esta filosofia não possui uma uniformidade, ela se encontra dividida em diversos fragmentos de acordo com as escolas dos diferentes períodos dos quais passou.
KANT PARTE 1
Filósofo alemão do século XVIII, Immanuel Kant foi uma dos principais pensadores do período moderno da filosofia. Abordando questões que abrangiam desde a moralidade até s natureza do espaço e do tempo.
KANT PARTE 2

Professor Sandel introduz Immanuel Kant, filósofo desafiador, mas influente. Kant rejeita o utilitarismo. Ele argumenta que cada um de nós tem certos direitos fundamentais e dos direitos que têm precedência sobre maximização da utilidade. Kant rejeita a noção de que a moralidade é sobre como calcular consequências. Quando agimos a partir do dever fazendo algo simplesmente porque é certo só então nossas ações têm valor moral. Kant dá o exemplo de um lojista que passa a chance de dar troco errado a um cliente só porque sua empresa poderia sofrer se outros clientes descobrissem. De acordo com Kant, a ação do lojista não tem valor moral, porque ele fez a coisa certa pelo motivo errado.
Atividade